Á algo que foi de boa parte das décadas e parte de diferentes gerações, o nosso adeus.
- maropenews
- 18 de mar.
- 7 min de leitura
Depois de bons anos de rumores, o que era uma perspectiva triste e melancólica, se tornou realidade, a lista de outros países a receber o desligamento ainda não foi fechada.

Reprodução YouTube
Esse, é um daqueles textos,em que vocês dariam play primeiro e se tivesse recurso de colocar vídeo neste site, em um áudio muito conhecido na internet. Estamos falando da parceria entre uma das maiores vozes esportivas desse país e Tom Odell,compositor da música triste Another Love.
Soltem a deixa na voz do Galvão Bueno antes de começar a ler . Porque, ele já disse pela gente,e muito antes até, o:
Bem, amigos ..Terminou.
O canal do Mickey, o Disney Channel,encerrou as atividades operacionais no Brasil,dia 28 de fevereiro de 2025.Mas tá pensando que foi só ele que rodou ? Não.
Segundo o site da Recreio os canais que encerraram a transmissão na TV paga foram:
Disney Channel e seus derivados;
A rede Telecine( Star+ );
CineCanal;
FX;
National Geographic;Baby TV .
Apenas quem se safou da despedida foram os canais da ESPN. Isso nos dá aquilo que aprendemos na faculdade de jornalismo e qualquer gama de comunicação social, onde é a TV,seja ela por assinatura ou aberta, se depende de ligar o aparelho mais democrático na sua sala ou no seu quarto. Isso porque todo canal sobrevive de audiência. E se não dermos, se não fizermos isso, acontece o inevitável ’’ fim de uma era’’, como estamos presenciando .
E ao contrário do que muitos não estão informando,pensando só na brasileirada do negócio,diversos países e outros mais tarde anunciados, já se ligaram e desligaram a transmissão dos canais citados.
A justificativa do grupo do rato é que agora estamos vivendo um novo consumo de conteúdo. Onde se prefere o consumo via internet, Nas plataformas digitais que disponibilizam filmes e séries e conteúdos esportivos ,entrando nessa leva também, os documentários.
Especificamente o canal que fez uma geração cresceu em frente à TV, para assistir seus programas e seriados favoritos,recebeu uma chuva de celebração no Tik Tok.Até eu que pedi TV à cabo para minha Minha mãe como presente de 14 anos, fiquei comovida.
Porém não pense que eu cheguei tarde demais. porque, o saudoso padrão do SBT,Silvio Santos, fez com que eu sentisse como muitos,Já que muito da programação do canal fechado, o Sistema Brasileiro de Televisão,tinha a conquista de exibição na TV aberta, nos anos de quando eu era apenas uma criancinha.
Então eu vivi o começo dos anos 2000 mas precisamente 2006 assistindo uma galera com carreiras consolidadas hoje em dia.Adolescentes da época, e adultos hoje, que estão se despedindo dos 30 anos ou que já chegou nos 40. Se vasculhar um pouco mais a fundo também tem a galera que já passou dos 40 mas a gente conheceu na faixa da terceira dezenas.
O Disney Channel teve suas estrelas em ascensão por décadas marcantes. Literalmente o canal americano era pior que eu olhei em busca de novos talentos para o futebol e passarelas mundo afora.
Dentre essas estrelas estão Justin Timberlake, Ryan Gosling, Britney Spears ,Raven-Symoné ,e as gêmeas, Mary Kate e Ashley Olsen. E a lista é longa. Chegando até no nome de Christina Aguilera e, pasmem também, Luke Newton , de Bridgerton
O The Disney Channel,como foi conhecido nos seus primeiros anos de tela, se introduziu no mercado de entretenimento na década de 1983.
O que, segundo o blog Mundo das Marcas foi apresentado na modalidade de pré-estreias ocasionais em canal fechado premium pago.
A programação incluía tudo que a gente conhece hoje. Desde as estreias de programas, filmes e séries mas tinha um de diferencial que boa parte da Galera dos anos 2000 Perdeu a emoção de viver, Os shows.
18 anos depois dessa empreitada nosso Mickey Emplacou o sinal para mais de 50 países do Estado americano .
Obtendo mais de 1 milhão de assinantes ,a marca do Walt Disney Company,assina sua autoridade musical,produzindo a primeira série musicalizada do canal, a Musical Kids Incorporated .E de lá para cá boa parte do conteúdo Disney foi associado a atuação e música.
As informações disponíveis do blog Mundo das Marcas nos deram uma questão interessante,Porque obviamente, e Segundo o blog, O canal acaba liberou a sua atenção para os brasileiros somente no ano de 2001 rendendo até um programa de exibição desenhos chamado Zapping Zone,programa tinha também jogos que você podia ligar e participar, assim como um bom dia e Companhia.
O formato do programa exibido entre intervalos e também com horário próprio ficou no ar com seus quadros jogos promovendo interação com o público que assistia até o ano de 2012.
Apesar dessa era de conhecimento do Disney Channel que todo mundo tem na memória,discordamos que os anos 2000 foram os anos de ouro do canal a cabo.
Isso porque, o ano era 97 quando a empresa começou a olhar para a audiência e lançar Produções próprias sem ser do Estúdio Walt Disney.
A mudança fez a marca,já referência no entretenimento, lançar sequências de filmes, de acordo com a recepção da audiência, filmes desses que garantiram até continuações que a gente achava que não iriam passar do número dois .
lançando o seu primeiro filme,a empresa lançou quatro volumes da aposta.
Raven-Symoné ,(não sabemos o que o da participação) garantiu a passagem de entrada no primeiro filme assinado com original da empresa, o filme Under Wraps.
Entretanto , a fase de lucro, obtendo continuações e spin-offs,ficou responsabilidade do titulo Halloween town.Buscando um público mais adolescente é aí que começa a popularidade de Raven,Intérprete da nossa querida Raven Baxter,Que talvez seja o nosso primeiro conhecimento de protagonista Negra em uma série para TV.Algo que é lindo provável feito, a série de sucesso,Como eu já percebido na outra linha deste texto,leva o seu próprio nome,deixando- a marcada,como a vidente que todo mundo ama.
Neste começo em terras brasileiras em 2001, o desmanche da maior década,ficou marcada até por produções de animação original, assim como os seus filmes. Dentre eles, Animação seriada Phineas e Ferb.Que Deu o start para Executivos pensarem em uma degradação do canal tão amado.
E foi assim que foi planejado o Disney XD. Focado em uma questão, que quando escutei, a primeira coisa que pulou na minha cabeça, foi a frase:E quem foi que gastou o seu o tempo trabalhando, saindo do escritório de reunião, para fazer pesquisa de mercado de gênero? Muito sem o que fazer.. Ainda bem que o canal não arrancou a popularidade do Do maior dos melhores do mundo GEEK.
A decisão de ramificação e surgimento da nova proposta foi a alegação de queriam:’ Atrair o público masculino’
Oi?
Assim que eu ouvi a justificativa saindo de um vídeo do YouTube fiquei indignada .
Gente, pelo amor de Deus,repitam comigo até entrar na cabeça de vocês: Desenho e série para público infantojuvenil, não tem gênero.Ainda mais se quem tá na frente do aparelho de televisão é uma criança de 5 anos de idade ,ou quem sabe menos que isso..Se a série ou animação adolescente não tem os padrões adultos desenvolvidos de sexualidade, Que nao era o caso do canal, que não tinha nada demais além de adolescente mexendo no celular e convidando alguém para sair,Crianças de 12 anos,(e do público masculino), e até menores, podiam assistir o canal tranquilamente. A não ser que achassem a programação, no horário da, chata, para sua preferência.
Mas, uma criança, de quatro anos, vai mandar no quê? Ela só assiste o que você coloca e o que você acha adequado para a idade deles.
Não tinha nada demais no primeiro canal para perderem tempo Correndo atrás de autorização e desenvolvendo outro.
Mas , indo contra os meus argumentos, o Disney XD, deu conta de sustentar até produções da Marvel para o catálogo. Deve ter sido aí que a negociação com a marca de parceria deve ter começado a fazer seus trâmites, assim, estreando todo o seu catálogo a partir de 2009.
Enquanto o gosto pegava moda, do outro lado do paralelo, muita coisa nova ganhava fama, e muitos rostinhos eram conhecidos, como o segundo par de gêmeos mais ricos do audiovisual,Cole Sprouse e Dylan Sprouse,Protagonista da série Zack e Cody Gêmeos em Ação e depois do derivado Zack e Cody Gêmeos A Bordo.
No meio disso tudo também surgiu o Disney Junior Voltado para o público recém-nascido. e nas uma gama de artista,No canal primário, entra para os consagrados no mesmo período.
Desde o elenco de High School Musical,Demi Lovato, e Zendaya, ela, que seria a nova queridinha de adolescentes e crianças da época de 2010.
Uma estava encerrada. Há quem diga nesse mesmo ano .E mesmo levando em conta a possível salvação por Boa Sorte Charlie. Mas a citycom já não seriam mais as mesmas e não davam o Hyper da preferência.
Baixos índices de audiência fizeram nascer o alerta de desligamento. Mas isso na verdade aconteceu pela falta de engajamento e incentivo dos pais da nova geração ou então pela falta de interesse da nova geração.
Muitos acham hoje em dia que a Disney é para um público mais infantilizado por exemplo. não é por aí. se você pegar aquilo como costume e entretenimento saudável.
A demanda de conteúdos na internet também acendeu o alerta. Já que o público da TV sempre mais foram as pessoas mais velhas que foram condicionadas a isso.
Por outras vertentes, você aprendeu com esse texto que, enquanto o aparelho de TV existir fisicamente, para um canal aberto ou pago continuar existindo e operar em qualquer país do mundo, é preciso dos números base para não deixar cair.
O enredo de tantos Streaming surgindo com a possibilidade de transmídia,fez com que a Disney colocasse o seu conteúdo e algumas compras de direitos a mais, em um site Por assinatura, o que contribuiu para nossa despedida de hoje também. Acontece.
Mas uma coisa que ninguém fala, e a redatora vai se dar o direito agora, é que, ao mesmo tempo que os pais da nova geração e das anteriores também, que reclamam que seu filho, fica muito na internet, o conteúdo que seu filho assiste, mesmo que seja infantil, é na internet. A internet não contabiliza os números de audiência da TV.
Neste mundo ainda existe, HBO Family, na TV por assinatura;Telecine Fun, Canal Brasil, Canal Futura ,TV Cultura, que passa desenhos aos sábados,E colocam as crianças para assistir YouTube Kids, Ou a aula infantil de qualquer streaming na internet, Não custa nada se tá passando algo de errado você perceber e trocar de canal.
É assim que a educação saudável, no entretenimento, tem que ser. se não quisermos passar pelo choque de novo de perder um canal de televisão infantil e infanto-juvenil para streaming,temos que dar nossas horas para a tevê a cabo e tevê aberta.
O Disney Channel não acabou. E sim acabou a parte ’’democrática’’ do negócio. Todos os velhos e novos conteúdos estão disponíveis no Disney Plus. Quem tiver uma grana mensal e condições ainda vai continuar assistindo ao Disney Channel .
Agora,uma tirada final. para fechar esse texto. e para te dar dor no coração e consciência, introduzindo algo que sempre quis dizer, mas não desse jeito:
Oi, meu nome é Marina Magalhães Cardoso, e você não vai mais assistir ao Disney Channel. Na TV não. Sinto muito.( Vinheta fazendo a silhueta do Mickey)
Marina Magalhães Prizan
Comments